Qual a recomendação?

Embora sejam conhecidas certas doenças cutâneas generalizadas (eczema, psoríase, acne, etc.), outras doenças dermatológicas permanecem pouco compreendidas e é comum minimizar os seus impactos.

tratamento para dermatite perioral

Às vezes, os primeiros sintomas são discretos e os pacientes tendem a minimizá-los.  Aos primeiros sinais, é fortemente recomendado contactar rapidamente profissionais de saúde capazes de fazer um diagnóstico. 

Para certas patologias, um diagnóstico tardio representa uma verdadeira perda de oportunidade. Portanto, é fundamental, ao detectar os primeiros sintomas, consultar um dermatologista o mais cedo possível para prevenir o risco de agravamento.

Sabendo que o tempo para conseguir uma consulta com um dermatologista está aumentando (mais de 100 dias em média), é importante entrar em contato com um profissional de saúde com antecedência. Você pode primeiro entrar em contato com seu médico.

Quais são as consequências sociais?  Na maioria das vezes, as doenças de pele são visíveis (rosto, mãos, braços, etc.). Socialmente, esta aparência “diferente” provoca medo (contagiosidade), julgamentos, comentários, discriminação e até assédio ligado ao desconhecimento das doenças. Isto alimenta nos pacientes, crianças e adultos, um sentimento de vergonha e culpa que gradualmente os leva ao isolamento social e acentua o seu desconforto psicológico. Assim, 54% dos pacientes de pele sofrem de ansiedade ou depressão.