Em matéria civil, a remuneração do perito não é fixada antecipadamente

Contudo, se o perito puder tomar a iniciativa de obter o parecer de outro técnico, este deverá ser de especialidade distinta daquela para a qual foi nomeado (artigo 278.º do Código de Processo Civil).

perito judicial o que fazer

No final das suas operações, o perito jurídico dará o seu parecer sobre os diversos pontos da sua missão. Na maioria das vezes, isto será feito num relatório pericial, ou seja, no final de um documento escrito contendo as respostas do perito. Porém, de acordo com o artigo 282 do Código de Processo Civil, caso o parecer não exija desenvolvimento escrito, o juiz poderá autorizar o perito a apresentar esse parecer oralmente na audiência.

Após a apresentação do relatório pelo perito, será demasiado tarde para o informar das observações das partes e possivelmente contestar a sua opinião.

No entanto, as partes podem sempre criticar as conclusões do perito antes do tribunal decidir. Contudo, na maioria das vezes, salvo erros grosseiros, o Tribunal limitar-se-á à opinião do perito. É definitivamente fixada pelo juiz após análise da proposta de remuneração enviada pelo perito. O juiz tem especialmente em conta a diligência realizada, o cumprimento dos prazos e a qualidade do trabalho prestado (artigo 284.º do código de processo civil).