Rolamento de luva/mancal versus rolamento de rolo

Vários recursos adicionais podem ser adicionados para reduzir o atrito, primeira lubrificação. Tradicionalmente, isto era feito através da injeção inicial e periódica de graxa ou óleo. Hoje, alguns projetos incorporam lubrificantes avançados no próprio material do rolamento ( consulte Rolamentos autolubrificantes, abaixo ), reduzindo as necessidades de lubrificação manual. Outros projetos utilizam materiais de baixo atrito que não necessitam de lubrificação nas condições operacionais corretas. 

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Uma segunda opção é a adição de um elemento de design rolante para reduzir o atrito e, ao mesmo tempo, preservar as características de suporte de carga desejadas. Os projetos de rolamentos podem ser divididos de forma útil em duas categorias de alto nível com base nesta adição.

Rolamento de esferas/rolos : Nestes projetos, um elemento rolante é colocado entre duas buchas: uma bucha interna, em contato com o munhão, e uma bucha externa, em contato com o furo. Uma “bola” é a forma mais comum de elemento rolante, mas também pode ser rolos, engrenagens ou outros designs. Os próprios elementos rolantes (normalmente metálicos) exigirão lubrificação – periodicamente ou por meio de um projeto de rolamento vedado (veja abaixo).

Rolamentos de luva (também chamados de rolamentos “direcionais” ou “lisos”): Neste projeto, o munhão simplesmente desliza sobre a superfície do rolamento sem nenhum elemento mecânico adicional. Novas opções de baixo atrito e autolubrificantes tornaram os rolamentos deslizantes úteis em uma variedade de aplicações exigentes que anteriormente exigiam um projeto de elemento rolante.